09/10/2025
A Fundação InoversaSul publicou a Resolução nº 19/2025 – PRESI, instituindo o Regulamento de Premiação do Melhor Trabalho em Equipe do Programa Aluno Tutor Google for Education – 2025. A iniciativa busca reconhecer e valorizar projetos estudantis, incentivando a inovação, o protagonismo juvenil e o uso criativo das ferramentas Google for Education.
O Programa Aluno Tutor, realizado em parceria com a Reeducation/Google e o Colégio Dehon, envolve 198 estudantes das primeiras séries do Ensino Médio, dentro da disciplina eletiva Pensamento Computacional. Os alunos são capacitados para dominar ferramentas digitais e auxiliar colegas, professores e funcionários no uso dos recursos da plataforma Google for Education.
Durante o curso, as equipes, formadas por até três integrantes, percorrem trilhas de aprendizagem sobre ferramentas como Google Drive, Documentos, Apresentações, Formulários, Planilhas e o NotebookLM, além de conteúdos sobre Fundamentos de Gemini e busca avançada de informações na internet.
O processo de formação culmina com um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em que as equipes aplicam seus conhecimentos auxiliando professores ou funcionários na utilização das ferramentas digitais. Cada grupo deve apresentar um relatório de atividades com evidências práticas e um vídeo de até três minutos, relatando a experiência da tutoria.
A equipe que obtiver a melhor pontuação, considerando critérios quantitativos e qualitativos como engajamento, criatividade e impacto do projeto, será premiada com uma viagem ao escritório da Google, em São Paulo, no dia 10 de dezembro de 2025, com todas as despesas custeadas pela Fundação InoversaSul.
A comissão avaliadora é composta por Cassius Oliveira (Reeducation), Clésia da Silva Mendes Zapelini (Colégio Dehon), Fernando Scremin Menegaz (professor responsável pela disciplina) e Tatiane dos Santos Leal (coordenadora do Programa Aluno Tutor).
De acordo com o presidente da Fundação InoversaSul, Valter Alves Schmitz Neto, o objetivo da premiação é estimular a cultura digital e o protagonismo dos estudantes, reconhecendo o potencial transformador da tecnologia na educação.