12/06/2026
Congresso da Indústria reúne lideranças e debate desafios do setor na Amurel
A Fundação InoversaSul realizou, na última quarta-feira (10), a segunda edição do Congresso Nacional da Indústria na Amurel. O encontro ocorreu no Salão Nobre da instituição e reuniu mais de cem participantes entre empresários, lideranças setoriais, pesquisadores, acadêmicos e representantes do poder público.
O evento contou com a presença de autoridades regionais e estaduais, entre elas o prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, o presidente da Câmara de Vereadores, Everson Martins, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Gilberto Seleme.
A programação foi marcada por palestras voltadas ao fortalecimento da indústria, inovação tecnológica, gestão empresarial, comércio internacional, engenharia de produção, transporte e mercado moveleiro.
Na abertura, Gilberto Seleme abordou os impactos da tecnologia na gestão industrial e destacou a importância da modernização dos processos produtivos para ampliar a competitividade das empresas brasileiras. O presidente da Fiesc também apresentou iniciativas voltadas à qualificação profissional e à inovação no setor.
As relações comerciais entre o Mercosul e a União Europeia foram tema da palestra do advogado especialista em Direito Internacional, Salmi Paladini Neto. Já o gerente geral de Engenharia América do Grupo Renault, Andrei Kuhnen da Silva, apresentou um panorama da indústria automobilística nacional e do processo produtivo da montadora no Brasil.
Durante a tarde, os participantes acompanharam apresentações sobre gestão de processos produtivos, inteligência em transportes e os desafios enfrentados pela indústria moveleira. Os palestrantes compartilharam experiências, pesquisas e estratégias voltadas ao aumento da eficiência e da competitividade empresarial.
Para o vice-presidente e diretor de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação InoversaSul, Gean Carlos Fermino, o congresso reforça a necessidade de impulsionar o desenvolvimento industrial na região. Segundo ele, a iniciativa busca aproximar empresários, pesquisadores e lideranças para discutir soluções e oportunidades para o setor.
Além das palestras, o congresso contou com a apresentação de trabalhos científicos, relatos técnicos e artigos desenvolvidos por pesquisadores e acadêmicos. Os materiais foram previamente avaliados por uma banca técnica e os resultados serão divulgados nos próximos dias.
O 2º Congresso Nacional da Indústria foi promovido pela Fundação InoversaSul, por meio de seu Escritório de Negócios, com apoio do Governo de Santa Catarina, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Fapesc.