28/07/2025
A Importância de um Conselheiro / Conselho Estratégico (Governança – Board Corporativo)
Toda organização que almeja desenvolvimento sustentável chega a um ponto onde nem sempre reconhece que os conhecimentos internos podem não ser mais suficientes para lidar com a complexidade do planejamento, da organização, controle e das decisões estratégicas e operacionais. Nesse estágio, o diferencial competitivo não está apenas em ter um CEO – Executivo, bons produtos ou uma equipe dedicada, mas em contar com uma governança capaz de ter a clareza e encadeamento dos processos, bom senso (técnico aplicado), antecipar tendências, reduzir incertezas e acelerar os movimentos certos. Esse conjunto bem executado expressa uma organização inteligente!
É neste contexto que entra o valor de um conselheiro / conselho bem estruturado onde auxilia a tornar um verdadeiro centro de excelência decisória. Um espaço onde a liderança encontra perspectivas externas, análises embasadas e provocações que testam, refinam e fortalecem cada plano de ação, até porque o tamanho de cada organização é extremamente significativo para o seu entorno!
Ter um conselho é incorporar camadas extras de visões do mundo, das demandas para alavancagem e desenvolvimento. São profissionais com trajetórias sólidas, diferenciadas e olhares treinados para identificar oportunidades, riscos invisíveis e movimentos que podem (re)posicionar sua organização em patamares ajustados ou superiores de performance.
Além disso, cumprem papéis fundamentais no filtro e na agilidade no processamento dos dados e informações para a tomada de decisões até porque já colocaram a mão-na-massa de algum jeito. Em vez de longos ciclos de análise, hesitação ou ausência de postura, a organização conta com uma instância que traz foco, validação rápida e assertiva para os projetos de impacto. Isso é otimizar a gestão e os resultados.
Outro ganho direto está na geração de valor onde são apontadas valiosas contribuições nas estruturas, formação e lapidação da equipe, conexão com parceiros, redes de inovação e canais de distribuição que podem abrir portas antes inacessíveis. Isso gera um ciclo virtuoso de desenvolvimento.
A governança funcional transforma a organização, deixando-a mais robusta e fina, com credibilidade frente a stakeholders de todos os níveis e fortalece a capacidade de captar recursos (talentos, investimentos, tecnologia, inovação dentre outros).
Mais do que proteger contra riscos, um conselho conecta as decisões de hoje com os objetivos de longo prazo, onde cada movimento atual reforça o legado.
O momento de evoluir a forma de tomar decisões é agora. A organização deve buscar (re)estruturar um conselho estratégico sob medida, orientado para resultados concretos e alinhado aos seus objetivos de expansão, para caminhar com mais segurança e visão de futuro.
Gean Carlos Fermino
VP e Dir. Negócios/CT&I InoversaSul
Mentor; Conselheiro®; Msc. em Gestão; Esp. Engª de Produção
Veja mais: Conheça o curso presencial de Governança, oferecido pela Fundação InoversaSul.