Aguarde, carregando...

EM DESTAQUE

Notícias

Página Incial Home|Notícias|ARTIGO: SALVAGUARDA DA NOSSA CULTURA

26/09/2025

ARTIGO: SALVAGUARDA DA NOSSA CULTURA

Dia especial o de hoje. Neste dia, 26 de setembro, em 1913, nascia na cidade de Tubarão, Willy Alfredo Zumblick, aquele que se tornaria o mais conhecido dos tubaronenses, aquele que faria conhecida, inclusive mundialmente, a sua cidade natal.

 

Quando começou a compreender a vida, em sua adolescência, Willy sonhava em ser caminhoneiro, talvez uma via de liberdade que conseguiu identificar, para explorar sua profunda curiosidade e sede de conhecer o que o cercava.

 

Não foi, no entanto, num volante, pelas estradas do Brasil, que explorou seus desejos de liberdade. A viagem foi por tintas e pinceis, instrumentos que, desde jovem, utilizou para entender, explorar e retratar tudo o que fazia parte da realidade local e que sua mente inquieta começava a registrar.

 

Willy desenvolveu suas técnicas artísticas praticamente sozinho, mas chegou a ser orientado pelo pintor alemão Frederico Guilherme Lobe, da Escola Alemã de Belas Artes, de Porto Alegre, artista contratado pelo padre Geraldo Spettmann, para pintar figuras bíblicas na então Catedral de Tubarão.

 

O ano era 1939, quando Willy Zumblick fez sua primeira exposição individual em Tubarão, expondo suas primeiras obras. Algum tempo depois já estava expondo na capital, Florianópolis, no Cine Rex e em 1946 foi mais longe, expôs na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro.

 

O tubaronense Willy Alfredo Zumblick desenvolveu sua vida de destaque, com muito trabalho, artístico, empresarial e social. Desde os cartazes para os filmes do Cine Yolanda em Tubarão, até obras reconhecidas no mundo todo, aquele que se tornava um tubaronense ilustre foi aplaudido, laureado, reconhecido e homenageado, enquanto cumpria sua viagem.

 

Trabalhava na relojoaria e óptica da família, que depois passou ao seu comando, enquanto isso produziu mais de 5 mil obras, casou-se, teve 5 filhos com dona Célia Sá, foi candidato a prefeito da cidade, participou do Rotary, do Grupo Escoteiro, do Clube de Diretores Lojistas, da Associação Empresarial, de clubes e outras entidades.

 

Foi e continua sendo homenageado em diversos municípios e estados brasileiros, por governos e organizações. Foi enredo de Escola de Samba. Integra a lista dos 100 rotarianos notáveis de diversas áreas no mundo, ao lado do astronauta Neil Armstrong, do ex-presidente dos EUA John F. Kennedy, dentre outros. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa outorgado pela Unisul e foi eleito pelos catarinenses como uma das 20 personalidades mais influentes do século XX.

 

A Fundação InoversaSul, salvaguarda do Ensino Superior em nossa região, mantém em sua sede na cidade de Tubarão, a Galeria Corredores da História de Willy Zumblick, que abriga uma importante coleção de obras do artista. No ambiente, que é bastante frequentado pela população, acadêmicos e estudiosos da arte, podem ser encontrados esculturas, projetos, ensaios e pinturas, do nosso artista maior. Não só uma homenagem, mas mais um instrumento de preservação de seu trabalho.

 

Foi o estilo artístico de Willy Zumblick, marcado por pinceladas vigorosas, cores ricas e profunda sensibilidade; seu espírito agregador, associativo e solidário; sua inteligência e empenho em defender e retratar nossa terra e nossa gente, que o transformaram numa salvaguarda da nossa cultura e do nosso orgulho de ser tubaronense.

 

Viva a Cultura! Viva Willy Zumblick!

 

Valter Alves Schmitz Neto

Presidente da Fundação InoversaSul

Visão Geral da Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível.
As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.